quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cadeião em Mogi Guaçu: Estado amplia presídio para 768 vagas

Reportagem: Leandro César Martins

A capacidade do presídio feminino que o Estado planeja construir em Mogi Guaçu, às margens da rodovia de acesso ao distrito de Martinho Prado Júnior, é ainda maior do que vinha sendo divulgado nos últimos meses.

A assessoria de imprensa da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) confirmou na quarta-feira, que a penitenciária feminina vai abrigar 768 presas, cerca de 200 vagas a mais que o número apresentado antes. O órgão estadual informou ainda que a construção do presídio pode começar ainda este ano.

A assessoria do órgão estadual informou que das 768 vagas previstas para o presídio feminino de Mogi Guaçu, 660 serão para o cumprimento de pena em regime fechado e as outras 108 em regime semi-aberto. Neste último sistema, as presas devem passar o dia fora da penitenciária e retornar às celas apenas no período noturno.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da SAP, o novo estabelecimento tem um modelo “inovador e diferenciado”, pois está entre os primeiros a ser construído respeitando as particularidades e necessidades das mulheres. A medida é considerada “inédita” porque as unidades prisionais femininas que o Estado têm hoje são, na verdade, presídios masculinos adaptados para receber mulheres.

No novo modelo, o complexo prisional será construído com diferenciais específicos para as presas, principalmente no que se refere à saúde da mulher. Dentro do próprio presídio elas terão um setor destinado à amamentação, creche, biblioteca, além de pavilhão de trabalho e área reservada para visita íntima.

Esse mesmo modelo de presídio feminino previsto para Mogi Guaçu é planejado para outras sete cidades: Tremembé, Pirajuí, Votorantim, Tupi Paulista, São Vicente, Guariba e Bom Jesus dos Perdões. O governo estadual deixa claro que tem pressa na implantação das unidades, pois em todos os casos a construção dos presídios está prevista para ocorrer entre o final de 2008 e o primeiro trimestre de 2009, ou seja, de dezembro a março.

Nenhum comentário: