quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Polícia Civil está em greve há dois dias

Reportagem: Tatyana Montera
Foto: Adriano Polettini

A greve dos policiais civis do Estado de São Paulo já dura mais de 33 horas e começa a refletir nos serviços prestados à população. No município de Mogi Mirim, a adesão ao movimento é total.

Os três distritos policiais, delegacia sede e DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) estão com as atividades suspensas. Apenas casos de prisão em flagrante e ocorrências de maior gravidade como homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) estão com atendimento normalizado.

Na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) o atendimento é de apenas 30% desde terça-feira e o acúmulo na emissão de documentos já começa a ser sentido. Para atendimento ao público o horário foi restringido: das 9h00 às 10h00 e das 13h00 às 14h30.

No Estado, os sindicatos representativos das diversas categorias de policiais civis comemoram os resultados da paralisação. Na capital, das 95 delegacias e distritos policiais, 65 estão em greve. No interior, do total de 52 delegacias seccionais, 49 aderiram totalmente ao movimento e outras três, parcialmente.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) enviou nota oficial à imprensa repudiando o movimento grevista e classificando-o como ilegal. “(A greve) contraria abertamente a liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho que estabelece a manutenção de 80% do efetivo de profissionais da Polícia Civil em atividade”, diz trecho da nota.

Na mesma nota, o governo diz estar aberto ao diálogo, mas reafirma que não haverá negociação enquanto a greve perdurar. As negociações entre sindicatos e governo sobre melhorias salariais foram iniciadas há sete meses, até o momento sem acordo.

REIVINDICAÇÕES
Esta é a segunda vez em aproximadamente um mês que a Polícia Civil do Estado de São Paulo promove uma paralisação. No último dia 13 de agosto, os policiais civis iniciaram uma greve que foi suspensa na tarde do mesmo dia, quando o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), tentou uma conciliação.

Não houve acordo. Os policiais civis reivindicam aumento de 15% nos salários para este ano, outros 12% em 2009 e mais 12% em 2010, além de incorporação de benefícios. O governo oferece à categoria um adicional de R$ 500 milhões à folha de pagamento de 2009 – o que representa aumento de 7,5% – valor considerado insuficiente pelos grevistas.

...
BALANÇO:
NO ESTADO
Capital – 95 delegacias e distritos policiais
65 em greve
Adesão de 68,4%

Interior – 52 delegacias seccionais
49 em greve
Adesão de 94,2%

EM MOGI MIRIM (100% de adesão)
Delegacia (sede) – atividades suspensas
1º DP – atividades suspensas
2º DP – atividades suspensas
3º DP – atividades suspensas
DDM – atividades suspensas
Ciretran – 30% de atendimento (das 9h00 às 10h00 e das 13h00 às 14h30)

Nenhum comentário: