segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cresce número de denúncias sobre tráfico de drogas

As denúncias anônimas têm se mostrado nos últimos tempos, uma das armas mais eficazes no combate ao tráfico de drogas. Em todo o Estado de São Paulo, o número de denúncias de tráfico cresceu 21,4% em relação ao período de janeiro e junho do ano passado.

Em Mogi Mirim, a realidade é a mesma. A população está se mostrando cada vez mais cooperativa para denunciar casos de tráfico de entorpecentes no município. Somente neste mês de agosto, 11 pessoas foram presas por praticarem tráfico de drogas e todas as prisões foram resultado de denúncias anônimas.

Segundo uma estimativa da Polícia Civil, o número de denúncias recebidas no primeiro semestre deste ano já é 45% maior que o mesmo período do ano passado. E o tráfico de drogas é o líder no ranking de crimes denunciados.

O 1º semestre de 2008 teve um aumento recorde de denúncias de tráfico via 181, o serviço gratuito de disque-denúncia estadual. Em seis meses, o serviço 181 recebeu 26.694 denúncias sobre o comércio de maconha, crack, cocaína e ecstasy. O número é 21,4% maior que no mesmo período de 2007, quando foram registradas 21.988 denúncias.

No município de Mogi Mirim o número de denúncias também aumentou nos últimos seis meses. No cartório da delegacia sede há em torno de 70 documentos do disque-denúncia a serem averiguados. Dentre estes, a maioria dos casos refere-se ao tráfico de entorpecentes.

De acordo com o setor de investigações da Polícia Civil, além do tráfico ser o crime mais denunciado no município, de cada dez casos, sete são procedentes. Ou seja, as informações relatadas pelos denunciantes têm auxiliado a polícia a fechar pontos de tráfico e prender os responsáveis.

PRISÕES
Somente neste mês de agosto a Polícia Civil efetuou uma prisão por tráfico e a Polícia Militar, mais 10. Todos os casos que resultaram em prisões foram fruto de denúncias anônimas.

Além das prisões, uma apreensão de 3,6 quilos de cocaína na rodovia Élzio Mariotoni (Mogi-Itapira) ocorrida no sábado passado também partiu de uma informação denunciada anonimamente.

MINISTÉRIO PÚBLICO
Segundo o promotor de justiça Rogério José Filócomo Júnior o trabalho conjunto da população e das autoridades de justiça e segurança, é fundamental para ter sucesso no combate ao tráfico. Filócomo Júnior também acredita que as recentes prisões de traficantes são um estímulo a mais para que mais pessoas denunciem crimes como estes.

“A partir do momento que a sociedade começa a ter uma resposta da polícia e da justiça, ou seja, começa a ver traficantes serem presos e pontos de tráfico fechados, há um estímulo à denúncia. É natural que a população comece a não mais se omitir para trabalhar em parceria com a segurança pública”, comentou o promotor.

De acordo com o promotor, do ano passado para cá, o combate ao tráfico deu um salto positivo, prova de que es denúncias estão se mostrando confiáveis e procedentes, e que a polícia tem cumprido o seu papel.

“O resultado até agora é bastante expressivo e tende a ser ainda melhor daqui para a frente. Por isso, aos criminosos vale o alerta, ou saem da cidade ou vamos chegar até eles, com certeza”, disse.


Denúncias de Tráfico no Estado de São Paulo
2000 – 3,7 mil denúncias
2001 – 11 mil denúncias
2002 – 31 mil denúncias
2003 – 31 mil denúncias
2004 – 36 mil denúncias
2005 – 40 mil denúncias
2006 – 45 mil denúncias
2007 – 49 mil denúncias
2008 – 26,6 mil denúncias (de janeiro a junho)

A matéria completa está em O Impacto, do último sábado (30/08/2008)

Nenhum comentário: