terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mogi Mirim: Investigado pelo MP, delegado é transferido

A partir de amanhã, o delegado Antonio Lula de Figueiredo Junior não mais responderá pelo cargo de titular da Delegacia de Polícia de Mogi Mirim, nem como responsável pela Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

O novo responsável pelas funções será José Emídio Carvalho Silva, que até então estava lotado no 2º DP (Distrito Policial) de Mogi Guaçu. A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado, em seção destinada às portarias da DGP (Delegacia Geral de Polícia), e deve ser efetivada ainda esta semana.

A mudança ocorre em um momento crítico para Figueiredo Júnior. Desde janeiro de 2005 à frente da Polícia Civil de Mogi Mirim e a dois meses de alcançar a aposentadoria, o delegado é investigado pelo MP (Ministério Público) pelos crimes de prevaricação e improbidade administrativa.

Os dois inquéritos instaurados pelo MP estão em segredo de justiça, mas a reportagem apurou que em ambos o delegado é suspeito de omissão com relação à necessária fiscalização dos desmanches da cidade.

O delegado também estaria sendo investigado por supostas irregularidades administrativas em parceria com as auto-escolas, guinchos e despachantes do município. Figueiredo Júnior não quis comentar o caso.

Coincidência ou não, a troca de cadeiras entre Antonio Lula de Figueiredo Júnior e José Emídio de Carvalho Silva foi oficialmente autorizada no sábado. Em portaria da DGP publicada na página 11 do caderno 2, Executivo, do Diário Oficial há autorização para que Silva assuma a titularidade do município de Mogi Mirim e as respectivas funções relativas à Ciretran local e Figueiredo Júnior seja transferido para o 2º DP de Mogi Guaçu.

Questionado sobre a mudança repentina para a cidade vizinha, Figueiredo Júnior apenas confirmou o pedido de mudança de sede, sem dizer a motivação. “Fui eu que solicitei. Vou para o Guaçu, depois saio de licença prêmio e na seqüência me aposento”, comentou.

A mudança deve ocorrer, no máximo, no início da semana que vem, uma vez que após a publicação em Diário Oficial, os delegados têm oito dias para efetivarem a troca.

Informações extra-oficiais dão conta que o delegado José Emídio de Carvalho Silva já encerrou suas atividades no 2º DP de Mogi Guaçu na última sexta-feira, e por isso, deve assumir a titularidade da Polícia Civil de Mogi Mirim a partir de amanhã.

INVESTIGAÇÕES
De acordo com o MP, a mudança de sede de Figueiredo Júnior para Mogi Guaçu, assim como a proximidade da aposentadoria, em nada influem no curso das investigações.

“Nada muda nos inquéritos com esta mudança. A saída dele (Figueiredo Júnior) de Mogi Mirim não é motivo para o arquivamento do inquérito. Vamos continuar investigando com ele em Mogi Guaçu ou até aposentado. O inquérito só será arquivado se não tivermos provas de que ele cometeu os crimes de improbidade administrativa e prevaricação”, garantiu a promotora de justiça Cristiane Correa de Souza Hillal.

Nenhum comentário: