segunda-feira, 23 de março de 2009

Operações da Polícia Civil combatem criminalidade e impunidade em São Paulo

Da Secretaria da Segurança Pública

Três departamentos da Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagraram, neste final de semana, operações especiais visando combater a criminalidade: Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) e DIRD (Departamento de Identificações e Registros Diversos). Todas as Delegacias Seccionais da Capital e da Grande São Paulo participaram das ações.

Decap
A operação desencadeada pelo Decap na noite da última sexta-feira (20), de acordo com o delegado Antônio Carlos Bueno Torres, da Assistência Policial do departamento, teve como prioridade a realização de bloqueios em importantes vias da cidade.

Por meio deles, 1.368 pessoas foram abordadas e 778 veículos vistoriados, dentre eles 16 apreendidos por irregularidades. Participaram da ação 420 policiais, que utilizaram 140 viaturas.
Três foragidos foram recapturados e 13 Boletins de Ocorrência / Termos Circunstanciados foram elaborados. Durante os bloqueios, ainda foram apreendidos 138 gramas de maconha e 15 vidros de lança-perfume.

Demacro
Realizada por todas as seccionais da Grande São Paulo, a operação do Demacro teve início na manhã de sábado (21) e, com a participação de 938 policiais em 296 viaturas, já prendeu mais de 70 pessoas.

O resultado ainda á parcial porque, segundo o delegado Amilton Rocha Ferraz, da Unidade de Inteligência do departamento, a Seccional de Osasco estendeu suas atividades até a meia-noite deste domingo (22).

Ferraz explicou que a operação é baseada em investigações preliminares de cada Seccional e que cada uma delas tem sua peculiaridade. "Por isso que a Seccional de Osasco continua até esta noite. A Seccional de Mogi das Cruzes, por exemplo, tem menos movimento durante a noite e preferiu executar suas ações pela manhã", contou.

Durante o final de semana, foram elaborados 172 Boletins de Ocorrência, entre eles oito flagrantes. Foram cumpridos 41 mandados de prisão e um de busca e apreensão.

Quase um quilo de cocaína também foi apreendido pelos policiais da Grande São Paulo, além de 272 gramas de crack e 234 de maconha. Mais de 100 veículos foram apreendidos.

A pirataria foi um dos principais alvos desta operação e mais de 34 mil produtos ilegais foram recolhidos, assim como 83 máquinas caça-níqueis*. Para Ferraz, o resultado da ação foi bastante positivo: "Veremos isso mais claramente um pouco mais pra frente, caso os índices de criminalidade caiam em algumas regiões".

DIRD
Visando o combate à sonegação fiscal e aos postos de revenda de combustíveis (em relação à adulteração de gasolina e álcool, principalmente, entre outras regularidades), o DIRD deflagrou na manhã de sábado (21) uma operação que contou com quase 100 policiais da Divisão de Investigações sobre Crimes contra a Fazenda, divididos em 16 equipes.

A ação teve ainda com a colaboração de fiscais da ANP (Agência Nacional de Petróleo), da Secretaria da Fazenda e de uma equipe especial do Contru (Prefeitura do Município de São Paulo).

O delegado divisionário Nazareth Kechichian Neto comandou a operação e afirmou que o resultado foi positivo. "Contamos com informações de todos os envolvidos e conseguimos formalizar diversas irregularidades. Nosso trabalho funcionou muito bem", relatou.

No total, três postos de gasolina foram autuados em flagrante e outras seis empresas tiveram inquéritos abertos contra elas, todos acusados por crime contra a ordem econômica.