sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tráfico: 500 kg de maconha!!!

A POLÍCIA CIVIL DE MOGI GUAÇU PRENDEU ONTEM UMA QUADRILHA DE TRAFICANTES E APREENDEU QUASE MEIA TONELADA DE MACONHA.

A PRISÃO DE SETE PESSOAS E A APREENSÃO DA DROGA FORAM RESULTADO DE OITO MESES DE TRABALHO INVESTIGATIVO DA DIG, A DELEGACIA DE INVESTIGAÇÕES GERAIS E DA DISE, A DELEGACIA DE INVESTIGAÇÕES SOBRE ENTORPECENTES.

DENTRE OS PRESOS ESTAVAM OS IRMÃOS DANIEL MESSIAS DOS SANTOS, GEOVANI MESSIAS DOS SANTOS E VALDOMIRO DOS SANTOS.

ELES ERAM OS LÍDERES DA QUADRILHA QUE PRATICAVA TRÁFICO DE DROGAS EM MOGI GUAÇU, MOGI MIRIM, NAS CIDADES DA REGIÃO E NO SUL DE MINAS.

OS QUATROCENTOS E ONZE QUILOS DE MACONHA APREENDIDOS ESTAVAM ESCONDIDOS EM UMA CHÁCARA NO BAIRRO SANTA FELICIDADE, À MARGEM DA RODOVIA QUE LIGA MOGI GUAÇU A ESPÍRITO SANTO DO PINHAL.

O ENTOERPECENTE JÁ ESTAVA PRENSDADO, EMBALADO E DIVIDIDO EM QUATROCENTOS E VINTE E TRÊS TIJOLOS, PRONTOS PARA A COMERGIALIZAÇÃO EM LARGA ESCALA.

SEGUNDO O DELEGADO DA DISE, JOSÉ ROBERTO HUSSAR, A DROGA ERA ORIGINÁRIA DO PARAGUAI, ENTRAVA NO BRASIL PELO MATO GROSSO DO SUL E CHEGAVA A MOGI GUAÇU POR ROTA DE TRÁFICO RODOVIÁRIA.

O DELEGADO HUSSAR AFIRMOU AINDA QUE OS SETE TRAFICANTES PRESOS VÃO RESPONDER PELOS CRIMES DE TRÁFICO E ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO.

TODOS OS PRESOS FORAM ENCAMINHADOS ONTEM Á NOITE PARA A CADEIA DE ITAPIRA.

COM ELES, AINDA FORAM APREENDIDOS CERCA DE MIL E OITOCENTOS REAIS EM DINHEIRO, TRÊS MOTOCICLETAS, TRÊS CARROS, E UM CAMINHÃO USADO PARA TRANSPORTAR A DROGA.

DE ACORDO COM O DELEGADO, A QUASE MEIA TONELADA DE MACONHA APREENDIDA FOI INCINERADA ONTEM MESMO.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ABSURDO: Pastor mantém fotógrafo em cárcere privado

Do Cosmo Online

O fotógrafo Gustavo Magnusson, da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), foi mantido em cárcere privado após registrar a queda de blocos de gesso que revestem o teto do templo da Igreja Universal do Reino de Deus na Avenida João Jorge, em Campinas, no início da noite de ontem (04).

O repórter-fotográfico, durante o seu trabalho, foi abordado por seguranças e pelo pastor Carlos, que o ameaçaram, pedindo a entrega do material fotográfico como condição para a sua libertação. A Delegacia Seccional de Campinas foi acionada pelo jornal e enviou ao local uma equipe do Grupo de Ação e Repressão a Roubos e Assaltos (Garra).

Diante da resistência dos funcionários do templo em libertar o fotógrafo, os policiais comunicaram que, se não houvesse a liberação imediata, invadiriam o templo e prenderiam os responsáveis. Depois de alguns minutos, o fotógrafo deixou a igreja em uma viatura do Garra, mas acompanhado por um representante da Igreja Universal.

Um boletim de ocorrência (BO) foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) de Campinas. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para apurar as condições em que o fotógrafo foi mantido sob cárcere privado durante cerca de 30 minutos.

Na delegacia, os seguranças afirmaram que mantiveram o fotógrafo dentro da Igreja e exigiram o material porque não havia autorização para o registro das imagens.

Gesso estufado dava sinais da quedaSegundo um frequentador do templo que preferiu não revelar o nome para a reportagem do Cosmo On Line, a chuva que caiu na última segunda-feira deixou água acumulada no teto, deixando o gesso estufado e dando sinais que iria cair.

' É comum entrar água na igreja em dias de chuva. Nem a escola bíblica, onde ficam as crianças, fica livre da água', disse. Ainda de acordo com o homem, as pessoas que participavam do culto das 20h ouviram um estrondo vindo do teto. Aproximadamente 1.200 pessoas estavam no prédio quando a lateral começou a ruir.

'As pessoas de idade se assustaram porque houve um enorme estrondo. Foi a maior gritaria.', lembra. A testemunha finalizou, afirmando que mesmo após a queda, o pastor continuou o culto, que só foi paralisado a pedido dos bombeiros. ' O chefe dos bombeiros mandou parar o culto e o pastor pediu que fizesse a santa ceia e finalizasse', completa.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Chefão do Tráfico

Do portal G1

Uma ação de policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (PR) e do Departamento Estadual de Narcóticos de São Paulo prendeu nesta terça-feira (3) um homem de 33 anos considerado pela polícia paulista um dos maiores traficantes do país e que chegava a movimentar cerca de 500 quilos de cocaína mensalmente.

Segundo o delegado Ferreira Neto, da 3.ª delegacia da Divisão de Inteligência do Denarc paulista, o traficante atuava em todo país e morava em Curitiba para despistar a polícia. "Pelo menos uma vez por mês ele ia a São Paulo para coordenar as ações do grupo." No final da tarde desta terça, ele viajou para São Paulo em um avião do governo paulista.

O traficante estava escondido havia cerca de um ano no bairro Bigorrilho, na capital paranaense. Junto com ele, a polícia encontrou um Land Rover, um Mini Cooper, um Toyota Rave 4 e uma moto Harley Davidson avaliados em R$ 600 mil.

No aeroporto...

Por Adagoberto Batista
Do Cosmo Online

Policiais civis do Setor de Crimes Contra o Patrimônio (SCCP), da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas desarticularam quadrilha que agia no furto de mercadorias a serem remetidas do Aeroporto de Viracopos. Foram presos dois funcionários de uma transportadora, que prestava serviços nos galpões da Infraero.

O alvo principal da gangue, de acordo com o SCCP, os produtos furtados eram componentes eletrônicos, especialmente os destinados para telefonia celular. A identidade dos suspeitos foi mantida em sigilo para continuidade das investigações.

A dupla acusada foi libertada após prestar depoimentos e de ser indiciada. Quando as investigações encerrarem, o caso será remetido para a Justiça, que pode condenar os acusados por furto.

Segundo informações do SCCP, as mercadorias eram desviadas quando da primeira vistoria de 'pallets' (espécie de caixas semiabertas). Eram retiradas nesta inspeção, antes de saírem das dependências os galpões da Infraero. Mas a falta apenas era detectada quando da verificação dos produtos pelo destinatário final.

A ação de que os suspeitos participaram ocorreu faz cerca de dez dias de plataformas da Infraero. Foram imagens obtidas junto ao sistema de monitoramento do local que auxiliaram os investigadores da DIG a descobrir como agia a gangue e identificar dois dos acusados. O valor dos produtos furtados não foi divulgado.

A investigação do SCCP continua com objetivo de descobrir outras pessoas que trabalhem nas transportadoras e busquem mercadorias em Viracopos. Os policiais civis também querem chegar aos receptadores – os que compram os produtos furtados.

Para os policiais, como se tratam de mercadorias muito específicas, como destinadas a celulares, as cargas desviadas podem ser 'encomendadas' por receptadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

De volta...

Depois de um longo período de férias forçadas... cá estou eu novamente!
Agora não mais como repórter setorista policial de O Impacto, e sim como editora do Redação 99, escrevo neste espaço por prazer...
Pela fascinante esfera do jornalismo policial e investigativo, o qual - em apenas um ano e meio na cobertura diária - aprendi a admirar...
Boa leitura a todos!