sábado, 15 de março de 2008

Carvoeiro faz família refém em assentamento


Reportagem: Tatyana Montera
Fotos: Adriano Polettini

O carvoeiro Jobes Alves de Souza, 24, morador do assentamento Horto de Vergel em Mogi Mirim, fez a própria família refém após receber um Oficial de Justiça em sua residência. Ele atirou duas vezes contra o Oficial de Justiça e depois, durante uma hora e meia manteve a ex-mulher e três filhos, um de 1 ano de idade e outros dois gêmeos de 2 anos, sob a mira de um revolver.

Segundo informações da polícia, Souza não teria concordado em perder a guarda dos filhos para a ex-mulher, por determinação judicial. Por isso, sacou um revólver calibre 38 e atirou contra o oficial de justiça Francisco Brito, que por pouco não foi atingido. Ele conseguiu fugir e acionou a PM (Polícia Militar).

No entanto, a ex-mulher de Souza, Adriana Parise, 32, não conseguiu escapar. Ela foi levada à força para o interior da residência, onde ficou sob a mira de uma arma de fogo juntamente com as três crianças pequenas.

NEGOCIAÇÕES
O comandante da 2ª Cia. da PM, capitão Sidnei Maurano Júnior comandou as negociações de resgate dos reféns. “Adotamos uma técnica denominada ‘Rapport’ em que cria-se um vínculo com o seqüestrador. Me coloquei na posição de pai e homem como ele, e a partir daí iniciei as conversas até que Souza desistisse da ação e não provocasse uma tragédia”, comentou.

De acordo com Maurano Júnior, no diálogo mantido com Souza, ele se mostrou descontrolado e bastante agressivo. No entanto, após a primeira hora de negociação verbal, Souza aceitou libertar os filhos. As crianças não sofreram nenhum ferimento e foram entregues a familiares até que a mãe fosse libertada do cativeiro.

Na segunda etapa das negociações, Adriana Parise foi ferida na altura do supercílio com uma coronhada. Souza continuou a mantendo como refém até que os irmãos dele ajudaram a PM nas negociações. Depois de uma hora e meia, Adriana foi libertada.

RENDIÇÃO
Souza se rendeu às 16h30. Ele não ofereceu resistência e entregou à PM duas armas – um revólver calibre 38 municiado com três balas e com duas já deflagradas, e uma cartucheira calibre 32, com duas munições – além de outras três munições avulsas.

Jobes Alves de Souza foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, seqüestro e posse irregular de armas de fogo. Somadas, as penas podem chegar até a 26 anos de reclusão. Souza foi encaminhado à cadeia pública de Itapira onde deverá permanecer á disposição da justiça.