sábado, 22 de dezembro de 2007

PM apreende carga de 4 ton de maconha e 38 kg de cocaína


Reportagem: Tatyana Montera
Foto: Adriano Polettini

A PM (Polícia Militar) apreendeu na Chácara das Uvas, Zona rural de Mogi Mirim, a maior carga de entorpecentes encontrada na região de Campinas nos últimos quatro anos. Foram apreendidos mais de quatro toneladas de maconha e outros 38 quilos de cocaína. A droga estava escondida em uma carga de carvão que vinha do Mato Grosso do Sul.

A PM chegou ao caminhão por meio de denúncia anônima, que informava sobre um veículo em atitude suspeita que estava sendo descarregado entre a estrada do Brumado e o anel viário Prefeito Jamil Bacar. Ao chegar no local, os policiais avistaram cinco homens mais o motorista, descarregando a carga.

Ao perceberem a aproximação da polícia, os cinco homens fugiram e se embrenharam na mata. O helicóptero Águia foi acionado para fazer um cerco no local. Durante as buscas a PM conseguiu deter Leandro Rodrigo Navi Canuto, 29, e Luiz Gonzaga de Souza Salvato, 22. Os dois tinham sido contratados para descarregar o caminhão.

Até então, o motorista Mário Zanin Lopes, 50, havia informado apenas que o caso tratava-se de um roubo de carga de carvão, avaliada em pouco mais de R$ 5 mil. No entanto, após averiguação da carga foram encontradas quatro toneladas de maconha e 38 quilos de cocaína escondidas no meio dos sacos de carvão.

A carga teria sido encomendada por Fábio Souza, 23, que conseguiu fugir do cerco policial. Segundo informações da polícia, a droga seria descarregada na Chácara das Uvas, de propriedade do pai de Fábio e abasteceriam o tráfico de toda a região.

Depois de descoberto o destino da droga, a PM também prendeu em flagrante o motorista do caminhão, Mário Zanin Lopes, o dono do sítio, o lavrador Jetro Souza, 66, e a nora dele (namorada de Fábio) Maira de Souza Guarnieri, 18.

Todos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. A polícia suspeita de que a carga estaria na rota do tráfico, por encomenda da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Extra-oficialmente, a carga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 5 milhões.